Unidade de Conservação:
Parque Estadual da Lapa Grande
A educação ambiental tem sido definida como uma dimensão dada ao
conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas
concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma
participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
A atividade de educação
ambiental deverá ser voltada à conscientização da importância da conservação do
meio ambiente, como um todo, e em particular, da unidade de conservação
objetivando obter apoio para sua conservação.
As
finalidades da educação ambiental:
- Ajudar a fazer compreender, claramente,
a existência e a importância da interdependência econômica, social,
política e ecológica, nas zonas urbanas e rurais;
- Proporcionar a todas as pessoas a
possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, as
habilidades, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e
melhorar o meio ambiente;
- Induzir novas formas de conduta a
respeito do meio ambiente nos indivíduos, nos grupos sociais e na
sociedade em seu conjunto.
A
educação ambiental é um instrumento que pode e deve ser utilizado como
estratégia para o embasamento de discussões acerca de problemas concretos. Deve
ser constantemente considerada nas atividades de integração da unidade de
conservação com o entorno, nos planos de manejo, desde a sua elaboração até a
implantação, na fiscalização enquanto preparação para a ação fiscalizatória,
desde que seja bem conhecido o sujeito a quem a ação se destina.
Destina-se
principalmente aos dirigentes e às comunidades vizinhas à unidade de
conservação e especialmente aos moradores da circunvizinhança, visando à
formação de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, de modo a
promover a participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
Assim
como os objetivos, finalidade e práticas ou estratégias, a educação ambiental,
vista como um instrumento para a resolução de problemas ambientais, tem ampla
aplicação no gerenciamento das unidades de conservação, uma vez que as ações da
população do entorno são essenciais para que a mesma cumpra suas
finalidades.
Na
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), realizada
em 1992 no Rio de Janeiro, a educação ambiental foi assim apresentada: "A
educação ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões socioeconômica,
política, cultural e histórica, não podendo basear-se em pautas rígidas e de
aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada país,
região e comunidade, sob uma perspectiva histórica. Assim, a educação ambiental
deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar
a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com
vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e
espiritual da sociedade no presente e no futuro".
Após
a realização da ECO 92, com as macrodiretrizes ambientais emanadas pela
crescente e nova ordem ambiental e reestruturação administrativa dos órgãos
ambientais, o Instituto Estadual de Florestas-IEF redirecionou seus projetos de
educação ambiental às comunidades do entorno de suas Unidades de Conservação.
Com a implantação dos instrumentos avançados do Sistema
Integrado Estadual de Meio Ambiente atrelado a normas e procedimentos
operacionais cuja finalidade é garantir de forma democrática e racional o uso
dos bens naturais, houve a necessidade de focalizar as atividades meios do IEF,
no caso educação ambiental, como ponto de partida para agregar valores e
parâmetros, como instrumento de gestão, que conduzam a uma ação mais eficaz e
duradoura de atitude ética diante do ambiente natural das Unidades de
Conservação.
Assim, é vital a incorporação desse instrumento de gestão, ou
seja educação ambiental, baseado na concepção da responsabilidade sócio
ambiental, em todos os níveis de atuação do IEF, para conter o processo de deterioração
ambiental, seja pela implantação de empreendimentos impactantes de toda ordem,
ou de simplesmente revelar ao conjunto
dos segmentos sociais, a necessidade da tomada de atitude de convivência humana em benefício da
coletividade, no resguardo do patrimônio natural, e o incentivo à produção e
geração de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável no entorno
das Unidades de Conservação.
Portanto, cumpre ao Instituto Estadual de Florestas,
nortear um processo, em nível geral, orientado para criar as condições
necessárias à desenvolver atividades que contribuam para a formação de uma nova
mentalidade sobre o valor da natureza e apropriação dos bens naturais,
inserindo a educação ambiental como ferramenta de gestão das Unidades de
Conservação em atendimento as suas competências e atribuições
Na zona de
amortecimento do Parque(PELG), a área urbana do município sede fica muito
próxima da referida UC, cerca de 4 (quatro) Km, o que trás consigo grande
pressão em função da visitação; visitação essa sem autorização e desordenada;
problemas de caça da fauna existente no Parque; piromaníacos, catação de lenha
seca e contaminação da água do manancial que abrange o Parque, especificamente
por Schistossomose mansoni.
Diante
desses problemas, que muitos são problemas urbanos, advindo de questões ligadas
a pobreza ou falta de alternativas, as atividades que serão desenvolvidas terão
o foco integrar a população do entorno nos problemas do Parque, apresentando a
sua importância aos moradores, a necessidade de conservação dos recursos
naturais existentes no Parque que são importantes para o bem estar deles
próprios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Disponibilizar para as
comunidades orientações conhecimentos e técnicas
·
Incentivar a participação e o
envolvimento comunitário nas questões da Unidade de Conservação
·
Promover a integração dos agentes
cooperantes
·
Ampliar a capacidade de poder
decisório dos membros da comunidade
·
Promover a capacitação
·
Promover a inserção das
comunidades residentes no entorno no Parque
METODOLOGIA
As ações
de educação ambiental deverão constituir-se em um processo de comunicação
orientada pelo diálogo, para oferecer instrumentalização conceitual e concreta
às comunidades, sobretudo, aos proprietários e trabalhadores rurais, no qual as
pessoas vão redescobrindo sua realidade e construindo o seu conhecimento nas
suas relações com os recursos naturais e não naturais, dentro de uma nova ética
e perspectiva da responsabilidade social
OBS; O Programa de Educação Ambiental do Parque esta em face de construção e em breve será apresentado a sua comunidade e seus visitantes.
OBS; O Programa de Educação Ambiental do Parque esta em face de construção e em breve será apresentado a sua comunidade e seus visitantes.
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